Atualmente todo o processo de contratação de seguro precisa obrigatoriamente da participação de um Corretor. Este profissional é essencial na orientação e esclarecimentos de todas as questões sobre apólice e as diferentes características de cada plano.
O corretor de seguros é um profissional especializado, tecnicamente preparado e legalmente habilitado a intermediar, angariar e a promover contratos de seguros entre as Sociedades Seguradoras, Empresas de Previdência Aberta, Capitalização e os seus consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. A Lei 4.594 de 29/dezembro/64 regula a profissão de corretor de seguros. Para o exercício da profissão de corretor de seguros, há necessidade da prévia obtenção da autorização de operação, que é concedida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Para conceder esta autorização a Susep exige que a pessoa interessada seja aprovada em exame específico.
O corretor é seu consultor
Houve grandes mudanças no conceito de vendas, ainda mais quando o assunto é vendas no mercado de seguros. O corretor, até pouco tempo, era percebido como um simples vendedor de seguros. Hoje, cada vez mais, é visto como um consultor.
A verdade é que o corretor de seguros, pela própria essência de sua atividade, é um cidadão com papel chave no bem-estar da sociedade. Ele é responsável pela proteção do patrimônio das pessoas, da mesma forma que é responsável pela garantia do futuro de pessoas que, por uma razão ou outra, perde o arrimo da família.
O corretor de seguros é um especialista. Alguém treinado para entender a dinâmica da vida, avaliar os diferentes tipos de risco, conhecer os danos possíveis e os produtos desenhados para minimizá-los.
Mas seu trabalho vai mais além. Cabe ao corretor de seguros estar ao lado do segurado no momento da renovação dos seus seguros. Informar a data do vencimento da apólice e, no momento oportuno, apresentar as melhores alternativas para manter a proteção adequada para aquele determinado risco. Definida a melhor alternativa, cabe a ele negociar com a seguradora de forma a proteger os interesses do segurado, evitando que, por desconhecimento, ele contrate algo que não é o ideal.
Vale lembrar que o Corretor estará sempre presente durante todo o processo de venda de um seguro, seja qual for a cobertura contratada ou canal de venda. Esse profissional é essencial para estudar o mercado, a situação de cada cliente e consultar todos os riscos, identificando as necessidades individuais e trazendo uma solução viável na cotação do seguro. Resumindo, a presença do Corretor garante muito mais segurança e tranquilidade ao contratante.
Deixe um comentário