Entre os diversos fatores com os quais você precisa se preocupar quando compra o automóvel, a contratação do seguro veicular é uma das principais.
Porém, na hora de contratar o seguro, existem itens importantes que devem ser levados em consideração. Para ajudá-lo separamos algumas dicas:
- Sempre contrate seguro com um corretor de seguros devidamente habilitado, registrado e que lhe dê todo o suporte.
- Preencha corretamente o Questionário de Avaliação de Risco, o chamado “Perfil”, pois ele determina junto com o CEP, ano e modelo do veículo o valor a pagar do seguro. Não omita nenhuma informação correta, pois em caso de alguma omissão, a seguradora poderá negar o pagamento do sinistro.
- Verifique a sua franquia, que é o valor de sua responsabilidade de pagamento junto a oficina em caso de batida para o conserto do seu veículo
- Analise as coberturas oferecidas e os valores contratados. Afinal, são as coberturas que vão determinar quais serão os riscos de que você e seu veículo estarão protegidos.
- Contrate sempre uma cobertura contra terceiros. Caso você se acidente no trânsito e gere prejuízos a outras pessoas, a responsabilidade é sua.
- Verificar o que engloba a assistência 24 horas. É importante saber a quilometragem que você costuma percorrer em viagens para que possa contratar uma cobertura de guincho ideal.
- Informe o corretor sobre mudanças. Atualizar as informações de cadastro ao renovar o Seguro Auto é importante para não haver problemas na documentação e garantir outros descontos. As alterações devem ser informadas para o corretor, inclusive dados que possam encarecer o seguro.
- A opção mais barata, nem sempre é a melhor. O mais importante é verificar quais as coberturas e os tipos de serviço que cada seguradora oferece. O valor reduzido de um pacote pode ser bem atrativo, mas a economia na contratação da apólice pode gerar prejuízos maiores no futuro.
- Leia atentamente a proposta de contrato de seguro. A proposta de contrato de seguro é o documento que especifica todas as condições da contratação do seguro, como as assistências incluídas, o valor do prêmio que o segurado deve pagar e o valor da indenização caso ocorra um sinistro.
- Não compre veículos sem verificar junto aos órgãos de trânsito a sua regularidade de documentação, impostos, multas, licenciamento, etc. Isso é para que não ocorram problemas na hora da contratação do seguro.
Deixe um comentário